quinta-feira, agosto 23, 2007

Curiosidades e diferenças de estudo no exterior

É importante saber que ESL não é uma rede de escolas de idiomas, mas apenas uma sigla que significa English as a Second Language - ensino de inglês como segunda língua. Freqüentemente também são usadas as siglas EFL (English as a Foreign Language) e ESOL (English to Speakers of Other Languages), todas significando basicamente o mesmo.
Nos Estados Unidos, você encontrará cursos com uma variação de 350 até 5000 dólares por semana, dependendo da cidade em que se localizam e qual escola escolher. Cidades grandes são sempre mais caras. Excepcionalmente encontra-se uma ou outra escola por 300 dólares por semana ou até menos, além de cursos gratuitos oferecidos por escolas públicas. Nos Estados Unidos você pode encontrar 2 tipos de escolas ESL:

1- Aquelas que funcionam junto em universidades (ESL department), normalmente localizadas no campus, credenciadas a emitir o documento I-20 que possibilita ao aluno obter visto de estudante, e que oferecem ao aluno de ESL os mesmos privilégios dos demais alunos da universidade. Seus programas normalmente têm datas de início predeterminadas e têm uma ênfase mais acadêmica.

2- Escolas particulares especializadas em ESL, também normalmente credenciadas a emitir o I-20. Normalmente mantêm grupos de conversação de diferentes níveis constantemente em andamento, permitindo ao aluno iniciar a qualquer momento e definir a duração de seu programa.

No Canadá também se encontra ESL departments em universidades e escolas particulares de ESL, porém dificilmente se encontra ESL gratuito em escolas públicas. Nos últimos anos, a moeda canadense tem se mantido subvalorizada frente a outras moedas, fazendo com que o custo de vida e conseqüentemente o preço das escolas fique significativamente mais acessível do que em outros países. Além disso, o Canadian English desfruta de boa aceitação internacional por representar o Standard American English, porém isento de qualquer pronúncia regionalista.

Na Inglaterra os preços variam de 360 até 5000 dólares ou mais por semana. As mais caras parecem ser realmente muito bem estruturadas e organizadas, mas qualquer escola representa uma experiência de grande proveito, não tanto pelas aulas e pela escola em si, mas principalmente pela possibilidade de imersão na língua e na cultura. Para muitos, a Inglaterra é a escolha preferencial por representar o país de origem da língua inglesa, bem como pelos atrativos turísticos que a Europa oferece. Além disso, a legislação do Reino Unido permite trabalho temporário para quem está matriculado por mais de 28 semanas (6 meses).

Até a próxima.

Your Berlitz Team

Um comentário:

Marylook disse...

:)
:)
:)
:)
:)
:)
:)
BJS !!
U