quinta-feira, julho 28, 2011

Cultura e a experiência de serviço para clientes

Os avanços em tecnologia nos possibilitam comunicar, colaborar e prestar serviços instantaneamente junto a colegas e clientes em praticamente qualquer parte do mundo.

Mas será que possuímos a habilidade cultural e o conhecimento para sermos de fato produtivos no mercado global, e prestar a melhor experiência em serviço a clientes, aproveitando ao máximo a tecnologia disponível para nos conectar?


Clientes tipicamente esperam soluções completas, gentis e rápidas. Suposições sobre como prestar um excelente serviço a clientes, no entanto, variam de cultura para cultura e são geralmente um grande desafio.


Por exemplo, um ingrediente chave de um serviço a clientes de qualidade é a “empatia”, a identificação e a compreensão da situação do semelhante, seus sentimentos e suas motivações. Mas, é possível para alguém situado em um Call Center no leste europeu se colocar no lugar de um consumidor no Canadá?


Entender valores culturais, comportamentos e atitudes sobre expectativas com relação a serviços e um conhecimento real sobre protocolos sociais e etiqueta em várias culturas é essencial para o sucesso nos dias de hoje. Organizações que focam em serviço a clientes necessitam de uma perspectiva global em suas práticas. O Berlitz pode ajudar você.

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